Formação de professores alfabetizadores indígenas no Maranhão: Concepções de formação e práticas de docência na alfabetização / Training indigenous literator teachers in Maranhão: Training concepts and teaching practices in literacy
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 12 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n12-363
ISSN2525-8761
AutoresRaimunda de Moraes Mota, Vitória Raquel Pereira de Souza, Nadja Fonseca Da Silva,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste estudo foi elaborado no âmbito do Grupo de Estudos de Pesquisa Formação de Professores e Políticas Educacionais (GEFOPPE/CNPq), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que analisou as concepções de formação (incial e continuada) e as práticas de docência na alfabetização em algumas comunidades indígenas nos municípios de Bom Jardim, Feranando Falcão, Jenipapo dos Vieiras, Montes Altos e Zé Doca, no estado do Maranhão, por meio das narrativas dos professores indígenas e não indígenas. Na metodologia, realizou-se revisão bibliográfica dos documentos curriculares institucionais que orientam as práticas escolares. Estes documentos bem como as narrativas dos professores, foram analisados à luz dos estudos de Bardin (2016). O estudo evidenciou que mesmo com o avanço da legislação e de cursos de formação inicial voltados para a formação de professores indígenas, a educação indígena sofre efeitos do ensino monocultural, imposto pelo currículo do não índio, uma vez que os conceitos (im)explícitos têm a força de movimentar valores e concepções sobre o mundo físico e sobrenatural indígena. É fundamental que a escola promova aprendizagens socioculturais, linguísticas e históricas diferentes para que o ensino favoreça e fortaleça a difusão dos saberes dos professores e estudantes indígenas de diferentes povos.
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