
Das “profundezas do espaço”: considerações sobre o jogo de futebol de um ponto de vista da teoria espacial e corporal
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 39; Linguagem: Português
10.5902/2316546466702
ISSN2316-5464
AutoresElenor Kunz, Reiner Hildebrandt-Stramann, Aguinaldo César Surdi,
Tópico(s)Adventure Sports and Sensation Seeking
ResumoA fenomenologia, enquanto filosofia, esclarece muitos e grandes temas relacionados à eventos e condições humanas e que muito dizem respeito ao campo da Educação Física e dos Esportes. No presente artigo, os autores fazem uma pequena incursão teórica nessa filosofia sobre a temática do Espaço e apresentam esse olhar fenomenológico para o campo de jogo, no caso do futebol, e a formação profissional em Educação Física. Com isso, tem-se, como consequência didática, acima de tudo, que os jogos ensinados e aprendidos, a partir dessa compreensão, seguem o princípio do “aprender brincando”, e não “aprender se adaptando às destrezas técnicas”. Didaticamente falando, podemos dizer, então, que o ensino dos jogos esportivos segue o princípio dos “conceitos abertos do ensino de jogos”.
Referência(s)