Biblioteca comunitária Santo Antônio do Salto: um instrumento de democratização do conhecimento e valorização da cultura / Santo Antônio do Salto community library: an instrument for democratizing knowledge and cultural valorization

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 12 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n12-368

ISSN

2525-8761

Autores

Crislaine Aparecida André De Souza, Cristileine Aparecida André De Souza, Emilcy das Graças Guimarães Totti, Francielle Câmara Nogueira, Carlos Alberto Sanches Pereira,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

Os centros culturais comunitários surgiram com a necessidade de amenizar as desigualdades sociais. Neste contexto, visando apoiar o desenvolvimento educacional de bairros periféricos de Ouro Preto e região, em 2001, o Departamento de Engenharia de Minas (DEMIN) - UFOP desenvolveu o projeto "Oficina de Ciência e Cidadania" que introduziu bibliotecas comunitárias em Ouro Preto. Atualmente, o departamento expandiu este projeto para o distrito de Santo Antônio do Salto através da criação do "Ponto de Leitura e Cidadania: Biblioteca Comunitária Santo Antônio do Salto", quem tem como principais objetivos trabalhar com a comunidade e garantir acesso a elementos básicos, como leitura, ciência e acesso ao livro. A biblioteca visa: i) a participação e opinião dos moradores através de um questionário virtual Google sobre as atividades a serem realizadas; ii) a implantação da biblioteca no espaço "Clube de Mães"; iii) a criação de políticas para arrecadação dos livros; iv) a adesão de um sistema computacional para registros e controle do acervo; v) a criação de redes sociais e site (https://santo-antonio-do-salto.webnode.com). Os 98 moradores que participaram do questionário virtual reconheceram a necessidade de criar um espaço destinado à aprendizagem e lazer. Atividades como vídeos curtos sobre prevenção ao covid-19, e um tutorial de como fazer uma pipa - ambos elaboradas pelos moradores - foram realizadas remotamente através do site e de redes sociais. A realização do projeto possibilita o estreitamento e a troca de saberes entre universidade e sociedade, enfatizando o dever social da instituição para com a diminuição das desigualdades pedagógicas de crianças e jovens.

Referência(s)
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