Polinfecção parasitária por Toxocara cati e Ancylostoma sp. em gato doméstico (Felis catus) / Parasitic polyinfection by Toxocara cati and Ancylostoma sp. in a domestic cat (Felis catus)

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 4; Issue: 4 Linguagem: Português

10.34188/bjaerv4n4-021

ISSN

2595-573X

Autores

Vitória Aline Santos Sarmento, Jéssica Lopes Rodrigues, Emille Lorrane Vieira Freire, Ana Cláudia Ávila Mendonça, Bárbara Beserra Alves, Vinícius Fernando de Omena Gomes, Gilsan Aparecida de Oliveira,

Tópico(s)

Parasitic Infections and Diagnostics

Resumo

As parasitoses gastrintestinais são enfermidades de grande relevância na Clínica Médica de Pequenos Animais, sendo os felinos hospedeiros de uma variedade de parasitas, dentre eles os nematoides Toxocara cati e Ancylostoma sp.. São parasitas causadores de quadros severos de anemia que podem levar o animal ao óbito. Diante da relevância desses parasitos na Clínica Médica o presente estudo tem como objetivo relatar uma co-infecção por Toxocara cati e Ancylostoma sp. em gato doméstico. Foi atendida na Clínica Escola de Medicina Veterinária do Cesmac uma gata adulta SRD. Ao exame clínico observou-se mucosas hipocoradas, sugestivo de anemia e abdome distendido. Posteriormente, foi solicitado o hemograma e o coproparasitológico. Foi coletada uma amostra de fezes e encaminhada para o Laboratório de Doenças Parasitárias do Centro Universitário Cesmac, em seguida, a amostra foi submetida à técnica de flutuação com solução saturada de sacarose e realizada a pesquisa utilizando a metodologia descrita por Willis-Mollay. Constatou-se a presença de 503 ovos de Toxocara cati e 95 ovos de Ancylostoma sp., caracterizando uma alta carga parasitária. No hemograma foi diagnosticada anemia e eosinofilia. Posteriormente, o animal retornou a Clínica e foi prescrito Petzi gatos 1comp/4kg. É imprescindível que seja realizado o exame coproparasitológico a fim de diagnosticar e prevenir as helmintoses, prezando a qualidade de vida e o bem-estar do animal.

Referência(s)