Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Cinema Novo e o sujeito negro - Zózimo Bulbul

2018; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2018.150403

ISSN

1982-1689

Autores

Kariny Felipe Martins,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Com o intuito de renovar a imagem cinematográfica, as representações sociaise raciais não passaram despercebidas pelo Cinema Novo. Filmes como Rio 40, graus (1955),de Nelson Pereira dos Santos, Barravento (1969), de Glauber Rocha, e Ganga Zumba (1963),de Carlos Diegues, levantaram questões raciais. Com crítica dura ao cinema industrial– em especial as chanchadas da Vera Cruz –, os cinemanovistas tenderam a observar asrepresentações dos negros em outros movimentos. Geralmente, estereotipados, os atorese as atrizes negras interpretavam personagens subalternos e secundários. Dentro destemovimento, surge Zózimo Bubul (diretor negro), iniciando a carreira como ator, encontrouno Cinema Novo a possibilidade de narrar o mundo a partir de si, ressignificando a imagemdo negro por ele próprio.

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