
CURSO ONLINE SOBRE “APRENDER E ENSINAR POR PROJETO” COMO AÇÃO FORMATIVA PARA OS RESIDENTES DE QUÍMICA DURANTE A PANDEMIA
2022; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 18; Issue: 35 Linguagem: Português
10.31512/vivencias.v18i35.551
ISSN1809-1636
AutoresErcila Pinto Monteiro, Ademir Victor Gomes da Costa,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoO curso online sobre “Aprender e Ensinar por Projeto” foi oferecido na modalidade de extensão aos participantes da Residência Pedagógica (RP), subprojeto Química, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM entre os meses de Outubro a Dezembro de 2020. A finalidade de oferecer um curso online foi de compreender de que maneira o curso online “Ensinar e Aprender por Projeto” poderia se apresentar como ação formativa na residência pedagógica. Dessa forma, os residentes realizaram várias atividades na plataforma sala de aula, sendo incentivados a se apropriar da teoria “Aprendizagem baseada em projetos” construindo uma rotina de pensamento sobre o processo de ensino-aprendizagem em colaboração a teoria de David Perkins. No final do curso, os residentes produziram vários projetos coletivos e temáticos a partir da teoria da “Aprendizagem baseada em Projetos” – ABP, cuja autenticidade foi identificada pela proposta de ensino inovador, interessante, com diversidade de avaliação, problematizado e próximo de situações reais. Os resultados mostram que 90% dos residentes tiveram as suas expectativas alcançadas, os quais destacaram várias características da ABP, principalmente, o protagonismo, a autonomia e a inovação como ação necessária a prática da ABP. Além disso, destacaram a importância de se distanciar do ensino tradicional fomentando novas propostas de ensino, principalmente, com a diversificação das avaliações que se apropriam no decorrer do curso. Nessa circunstancia, pode-se afirmar que uma ação de extensão quando bem planejada pode também garantir os propósitos curriculares de formação dos professores.
Referência(s)