Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Rosvita de Gandersheim: Teatro e Educação no Século X

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i1.24713

ISSN

2525-3409

Autores

Aline Gonçalves de Castro Zanin, Viviane da Silva Batista, Terezinha Oliveira,

Tópico(s)

Libraries, Manuscripts, and Books

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre o teatro medieval, por meio dos escritos de Rosvita de Gandersheim (935-1002). Assim, estudamos a atuação educativa desta personagem feminina do século X, monja que viveu em um mosteiro situado, na região do que hoje é a Alemanha. Caracterizada como pesquisa bibliográfica e documental, para a realização deste estudo, analisou-se a trajetória desta personagem por meio das obras: Dramas e Obra dramática. Além dos seus escritos, pautou-se também em autores como Lauand (1986) e Bovolim (2005). Considerando a monja como uma grande intelectual para a história da educação, pois dela chegou até nós oito poemas, seis peças de teatro e dois épicos, sendo todos de cunho religioso. A monja foi uma figura importante para a história do teatro medieval, pois por meio deste instrumento pedagógico ela ensinava conceitos fundamentais da matemática e dramatizava valores éticos e morais do cristianismo primitivo que precisavam ser recuperados. Este estudo foi relevante porque nos possibilitou compreender aspectos e princípios pedagógicos apresentados por esta monja do mosteiro de Gandersheim. Assim, seguindo os princípios da história social, com especial atenção ao conceito de longa duração, este artigo apresenta fundamentalmente, a relevância dessa intelectual para a História da Educação Medieval.

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