Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MT

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 12 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n12-439

ISSN

2525-8761

Autores

Jhennifer Stefany da Silva Borges, Valeska Marques Arruda, Carlos R. Borges, Michael Jhonny da Silva Borges, Nathalia Aparecida Ruani,

Tópico(s)

Insect and Arachnid Ecology and Behavior

Resumo

A maneira que as pessoas aprendem depende das habilidades desenvolvidas por cada indivíduo. No entanto, para que o professor consiga ensinar é importante que tenha percepção e preparo para a diversidade de estudates em sala de aula, pois se a aula for administrada de forma adequada pode favorecer o processo de ensino/aprendizagem. O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo verificar aprendizagem em duas turmas de segundo ano no Ensino Médio, na Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos Júnior, no município de Alta Floresta-MT, em relação ao método de ensino teórico e teórico/prático com o tema de diferenciação morfológica das Classes do Filo Arthropoda. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos Junior nas duas turmas do 2º ano do Ensino Médio com o conteúdo da disciplina de Biologia sobre o Filo Arthropoda. Buscando verificar se existe diferença entre o método de ensino teórico e teórico/prático na aprendizagem dos estudantes. As duas Turmas (A e B) foram divididas de acordo com o método, em uma turma foi trabalhado o ensino teórico (Turma A) e em outra o teórico/prático (Turma B). Com os resultados da avaliação de aprendizagem, foi possível verificar diferença significativa entre os métodos de ensino abordado, e após análise dos dados, verificou-se que o método de ensino teórico/prático possibilitou maior aprendizagem para os estudantes. Portanto o presente estudo pode ser replicado pelo público externo, principalmente pelos professores que buscam ampliar o aprendizado dos estudantes através de práticas e dinâmicas didáticas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX