Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A importância da Assistência Estudantil em tempos de pandemia: um relato de experiências do Núcleo de Desenvolvimento Educacional da Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i1.24707

ISSN

2525-3409

Autores

Fernando Icaro Jorge Cunha, Elomar Christina Vieira Castilho Barilli, Lisiane Guterres Pedroso, Naiane Soares Druzian, Suelen Martini Azambuja, Márcio Magera Conceição, Ricardo Santos de Almeida, Eloy Pereira Lemos, Amanda Zanesco Crivellaro, Lilia de Oliveira Silva, Carlos Magno Araujo Castelo Branco, Luciane Porto Frazão de Sousa, Patrícia Pato dos Santos, Érica Paula Borri Bezerra, Joana Maristela Moreira Moleda, Vanderlan Feitosa de Macêdo, Laís Souza da Costa, João Kiala Vioka Panzo, Ivanildo dos Santos,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

O artigo enfoca as políticas de Assistência estudantil realizadas pelo Núcleo de Desenvolvimento Educacional - NuDE da Universidade Federal do Pampa, Unipampa, Campus Uruguaiana, expressas em ações de apoio financeiro para os bolsistas de Assistência estudantil, com o objetivo de problematizar a relação entre vulnerabilidade socioeconômica com os desafios trazidos pela pandemia, especificamente o período de isolamento social e o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A discussão aqui colocada se empenha em evidenciar a forte ligação entre os estudantes em situação de vulnerabilidade social e sua permanência, compreensão que sustentou o levantamento dos níveis de satisfação destes sujeitos. O estudo se apoia nos pressupostos teóricos da gestão escolar participativa, inserindo as políticas na ótica democrática. Metodologicamente, a pesquisa, de caráter quanti-qualitativo, de natureza exploratória, buscou entender o papel das políticas a partir do olhar dos assistidos, adotando, como marco teórico de análise, a antropologia do desenvolvimento, Devido a extensão da investigação, este artigo enfoca a primeira fase referindo-se à satisfação geral e desafios enfrentados pela população estudada, a partir três categorias principais: saúde mental, equilíbrio financeiro e desafios para adaptação ao ERE traduzidas em cinco questões colocadas no instrumento de coleta de dados. A condição de inclusão foi a renda familiar não exceder a um salário mínimo e meio por pessoa. Os resultados mostraram que as ações de Assistência Estudantil (auxílios financeiros para complementação da alimentação, aluguéis e infraestrutura de conexão) têm contribuído com os estudantes assistidos. Os auxílios ainda foram ampliados abarcando demandas emergenciais (Auxílio à Inclusão Digital) para melhorar acesso ao ERE, promovendo a permanência dos estudantes, mesmo em meio à crise da COVID-19.

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