Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A (des)figuração da dramaturgia de Tennessee Williams a partir da obra de Yukio Mishima

2022; National University of Colombia; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15446/lthc.v24n1.95531

ISSN

2256-5450

Autores

Luis Marcio Arnaut de Toledo,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Este trabalho apresenta a fase japonesa (1957-1969) de Tennessee Williams. Para tanto, concentra sua investigação na influência do dramaturgo Yukio Mishima, dos teatros Nô e Kabuki e das estéticas contraculturais do off e off-off-Broadway nas chamadas late plays. Dessa forma, o artigo contextualiza o conjunto de obras desse período, além de revelar as circunstâncias social, histórica, cultural e biográfica do dramaturgo. Também identifica expedientes que as tornaram distintas daquelas obras mais celebradas: autodestruição, canibalismo, violência extrema e morte. Assim, conclui-se que Williams desenvolve uma narrativa que explora o vazio, a quietude, o silêncio, a incompletude, a ambiguidade da vida e da morte, a cultura e as doutrinas orientais, além da metateatralidade.

Referência(s)