Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Criação e uso de materiais didáticos no ensino do sistema sanguíneo ABO

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i2.25344

ISSN

2525-3409

Autores

Marines Marli Gniech Karasawa, Taciana Maria Cortello de Almeida, Tiago Maretti Gonçalves, Eric Batista Ferreira,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A genética tem sido alvo de grandes avanços científicos e tecnológicos. Entretanto, os livros texto utilizados no Ensino Médio dificultam a compreensão e não instigam a opinião crítica e reflexiva dos alunos. A compatibilidade do sistema ABO, determinada pelos grupos sanguíneos herdados pelo indivíduo, é tópico importante no ensino, pois na transfusão deve-se evitar a incompatibilidade que gera consequências drásticas à saúde. O objetivo foi produzir material didático de baixo custo para ensino do sistema ABO, avaliar o interesse dos alunos sobre o tópico e, a opinião dos professores sobre o uso do material didático. Para tanto, foram confeccionados materiais didáticos no projeto de extensão “Popularizando a Genética” e avaliados, em dois anos consecutivos. No primeiro ano foi realizada uma avaliação visual do interesse e atenção dos alunos durante a apresentação do tema sistema sanguíneo ABO utilizando um modelo didático “teste”. No segundo ano, o modelo foi aprimorado e testado duas outras escolas de Ensino Médio utilizando o modelo estudo de caso com avaliações feitas através de questionários para professores e a alunos. Os testes estatísticos indicaram resultados positivos na melhoria do interesse e na compreensão do sistema ABO. Entretanto, a opinião dos professores foi controversa.

Referência(s)