Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

INTEGRAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO PRÉ-CLÍNICO DO APARELHO DIGESTIVO: DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO

1983; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1981-5271v7.3-002

ISSN

1981-5271

Autores

Dejano T. Sobral,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Resumo: Este trabalho apresenta um estudo avaliador acerca de um curso de Aparelho Digestivo em nível pré-clínico e de caráter interdisciplinar, cujas características são descritas. Utilizou-se um questionário, compreendendo múltiplos indicadores das percepções dos alunos, que foi aplicado a turmas sucessivas do curso, numa série temporal. Os propósitos da avaliação eram monitorar o funcionamento do curso e verificar os efeitos de mudanças seletivas no estilo de ensino. Os resultados obtidos sugerem maior impacto da integração interdisciplinar, melhor adaptação dos alunos ao processo de ensino-aprendizagem e aumento no valor e no significado pessoal do aprendizado adquirido. Os efeitos podem ser atribuídos, em boa parte, ao impacto da combinação de módulos de aprendizagem, estudo baseado em problemas clínicos e trabalho em grupo pequeno. Os dados apresentados contribuem para a apreciação da potencialidade dos métodos empregados e da possibilidade de inovação seletiva no ensino pré-clínico.

Referência(s)