Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estratégia lúdica no processo de ensino e aprendizagem de Ciências em escola pública de Santarém-PA

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i1.24364

ISSN

2525-3409

Autores

Cecila Leal de Sousa, Candria Tainá de Sena Duarte, Márcia Mourão Ramos Azevêdo, Adriane Xavier Hager, Aline Andrade Figueira, Aline Pacheco, Pedro Lucas das Neves de Oliveira, Andrey Camurça da Silva, Patrícia Guimarães Pereira, Maria Vicencia Penaforte Maia, Milena Dias Dorabiato, Susane Marinho Lages,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Estratégias lúdicas contribuem para uma aprendizagem dinâmica e significativa por despertar o interesse e a atenção dos alunos de forma descontraída. Diante disso, o presente trabalho objetivou identificar as contribuições do jogo didático “sangue que salva”, associado à aula expositiva, para o ensino de Ciências a educandos do 8º ano do ensino fundamental de escola pública em Santarém-PA. O tema escolhido, de acordo com o plano de ensino, foi “Tipos sanguíneos, fator Rh e sistema imunológico”. Antes das atividades teórica e lúdica, foi aplicado um pré-teste para sondar o conhecimento prévio dos alunos sobre os temas e, logo após, ocorreu a aplicação da aula teórica. Em seguida, o jogo foi aplicado para 23 alunos de duas turmas (A e B) do 8º Ano do ensino fundamental. Após o jogo didático, foi aplicado um pós-teste a fim de verificar a contribuição da atividade lúdica, associada a aula teórica, no processo de aprendizagem. O jogo foi realizado em duplas, cada dupla recebeu uma cartela que representava uma bolsa de sangue cheia. Conforme a metodologia e regras do jogo, as duplas deveriam avaliar a ocorrência de possibilidade de transfusões sanguíneas. Os resultados obtidos pela análise dos testes antes e depois das atividades teórica e lúdica foram satisfatórios. Houve um aumento percentual nas médias de notas do pós-teste em relação ao pré-teste em ambas as turmas, na turma A o aumento foi de 35% e na turma B de 42,65%. A estratégia lúdica “Sangue que salva” proporcionou um espaço de interação e aprendizado aos alunos, possibilitando a construção do conhecimento e contribuindo, assim, para o processo de ensino e aprendizagem, assim como para o desenvolvimento de habilidades, além de tornar o processo educacional mais interessante e divertido.

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