Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Shantay, You Stay: o consumo de RuPaul’s Drag Race no Brasil

2017; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2017.135292

ISSN

1982-1689

Autores

Kaippe Arnon Silva Reis, Raquel Marques Carriço Ferreira,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A presente pesquisa buscou compreender o que motiva o público brasileiro a se expor ao seriado estadunidense RuPaul's Drag Race, transmitido no Brasil atualmente pelo canal por assinatura Multishow e disponível no serviço sob demanda Netflix, já tendo passado pelo canal VH1. Para tanto fomos a campo para compreender o que leva um produto protagonizado por drag queens a ser consumido de tal forma a levar a cultura de homens que se vestem de mulher ao auge. A Teoria Fundamentada em Dados foi o método utilizado para descobrir as motivações do público para assistir ao programa, sendo elas 1. integração social, 2. bandeira identitária, 3. aprendizagem e 4. curiosidade.

Referência(s)