Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Propostas de ensino de conhecimentos linguístico-discursivos em português (segunda língua) e desenvolvimento da atividade metalinguística

2021; Volume: 21; Issue: 3Esp. Linguagem: Português

10.5433/1519-5392.2021v21n3esp.p163

ISSN

2764-0809

Autores

Damián Díaz, Gladys Quevedo-Camargo,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

Esse artigo analisa os resultados da aplicação de atividades epilinguísticas e metalinguísticas (GERALDI, 1991; 1996) em uma Sequência Didática sobre o gênero artigo de opinião no marco de um curso de preparação do Exame Celpe-Bras, tendo como foco a atividade metalinguística grupal e individual desenvolvida pelos alunos. O embasamento teórico é a concepção de linguagem como atividade social organizada em gêneros do Interacionismo Sociodiscursivo e uma definição sócio cultural e interindividual da atividade metalinguística. Os dados foram analisados em forma qualitativa (conceitos e termos metalinguísticos) e derivam do registro de interações em sala de aula em torno das atividades mencionadas, assim como de entrevistas retrospectivas à escrita realizadas no início e no final da sequência didática. As análises permitem afirmar que a realização das atividades estimulou a construção grupal de conhecimento sobre o gênero e de metalinguagem, assim como a mobilização individual desses meios na escrita.

Referência(s)