Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Resenha do livro “Teacher preparation in Scotland” (formação de professores na Escócia)

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA; Volume: 17; Issue: 46 Linguagem: Português

10.22481/praxisedu.v17i46.8713

ISSN

2178-2679

Autores

Amanda Oliveira Rabelo,

Tópico(s)

Teacher Education and Leadership Studies

Resumo

Resumo: Esta resenha objetiva destacar as ideias principais do livro “Teacher Preparation in Scotland” organizado por Rachel Shanks da Escócia. Efetuamos inicialmente o levantamento das ideias principais do livro, com destaque para a história e atualidade da formação de professores na Escócia, com suas fases, debates e forma de funcionamento, em especial o estágio supervisionado e a indução profissional; o principal lugar de formação docente, na universidade ou na escola; a discussão sobre a maior ênfase no conhecimento acadêmico ou prático; as parcerias entre as instituições; o impacto das políticas educacionais na formação de professores; a introdução de rotas alternativas e a educação online e a distância para suprir a carência de professores na Escócia; as formas de formação de professores, entre outras. Depois realizamos resumo dos seus capítulos, que contém temáticas variadas sobre a formação de professores na Escócia. Por fim, realizamos uma crítica de como o livro traz reflexões que são importantes para pensarmos a realidade e o futuro da formação de professores no Brasil.

Referência(s)