Artigo Acesso aberto

Território e rede, inovação e desenvolvimento. A formação tecnológica em questão

2021; Issue: 22 Linguagem: Português

10.4000/espacoeconomia.21370

ISSN

2317-7837

Autores

Artur Sérgio Lopes,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

A presente comunicação aborda a construção de plano de pesquisas e estudos referentes à configuração da rede pública de formação tecnológica e os processos e políticas em torno do desenvolvimento em âmbito regional/local. Identifica-se o significado atribuído a essas unidades de ensino como potenciais vetores de desenvolvimento e polos de inovação. As formulações a serem apresentadas derivam de inquietações desenvolvidas nas atividades docentes na Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ), campus Paracambi, nos cursos de Tecnólogo em Gestão Ambiental e Tecnólogo em Sistema da Informação. Tais formulações vinculam-se à agenda de debates e reflexões no âmbito do grupo de estudos Redes Técnicas e Linhas Cruzadas. Trata-se de uma geografia sobre a rede de formação tecnológica diante do desenvolvimento em seus processos e expressões no território; como também sobre o estudante em sua condição e perspectivas de futuro. O que se expõe são apontamentos que embasam esse plano de investigação. Contextualiza-se, incialmente, o lugar em que se situa a FAETERJ Paracambi: a antiga fábrica têxtil que hoje é designada como Fábrica do Conhecimento. Delineamentos conceituais e metodológicos são apresentados, destacam-se os conceitos de território e redes técnicas. Posteriormente, são expostas compreensões sobre as possibilidades e entraves presentes na formação tecnológica; o que se desdobra no trato sobre as perspectivas analíticas referentes à correspondência entre desenvolvimento e inovação. Por fim, apresentam-se, de forma breve, percursos investigativos que se ensejam e que estão em andamento

Referência(s)
Altmetric
PlumX