Artigo Acesso aberto

A half-century perspective on computational thinking

2021; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20396/tsc.v4i1.14483

ISSN

2318-8839

Autores

Ken Kahn,

Tópico(s)

Online Learning and Analytics

Resumo

Há mais de cinquenta anos que as pessoas exploram como os computadores podem melhorar a aprendizagem e o ensino. A natureza maleável dos computadores permitiu que ele funcione como cartão de memória, tutor pessoal, livro didático, livro de referência, laboratório virtual, questionário, espaço virtual, sala de conferências e grupos de estudo. Talvez a sugestão mais radical seja conceber o computador como algo que aprendizes podem moldar de forma criativa resultando em algo realmente significativo, dinâmico, interativo e compartilhado. E, ainda, que o processo de construção desses artefatos computacionais seja rico em oportunidades de aprendizagem. Estas oportunidades variam desde ganhar uma compreensão mais profunda do assunto até a construir habilidades de alto nível de pensamento e de resolução de problemas.

Referência(s)