Artigo Acesso aberto Produção Nacional

LESSON STUDY PRESENCIAL E O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES À APRENDIZAGEM DOCENTE

2022; Linguagem: Português

10.37618/paradigma.1011-2251.2022.p409-442.id1178

ISSN

2665-0126

Autores

Regina da Silva Pina Neves, Dário Fiorentini, Janaína Mendes Pereira da Silva,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Um dos desafios no desenvolvimento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura é promover um diálogo equânime entre a teoria e a prática vivenciada na formação inicial junto à Escola Básica. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo compreender as aprendizagens e os aprendizados construídos por futuros professores no contexto do Estágio Curricular Supervisionado em Matemática (ECSM), desenvolvido em processo de Lesson Study (LS) presencial. Trata-se de uma investigação qualitativa interpretativa, sob a perspectiva da Teoria Social de Aprendizagem, situada em Comunidades de Prática (CoP), focada em uma pesquisa narrativa de um grupo de estagiários que atuaram em uma escola privada, no sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental. Utilizou-se dados provenientes de gravações em áudio e em vídeos das aulas, das ações colaborativas de estudo, planejamento, docência, reflexão sobre a docência e diários reflexivos dos estagiários no decorrer do processo formativo. Os resultados evidenciam que os estagiários se apropriaram de discursos e de formas do trabalho colaborativo em matemática, ao mesmo tempo em que demarcam a centralidade do planejamento enquanto ação intencional e científica da profissão docente. Do mesmo modo, revelam o potencial do LS adotado enquanto processo de desenvolvimento profissional que pode ser utilizado em outras disciplinas da formação inicial do professor de matemática, fato ainda incipiente no Brasil.

Referência(s)
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