Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS NA PANDEMIA DE COVID-19

2021; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.54909/sp.v5i1.109424

ISSN

2525-507X

Autores

Luciane Magalhães Corte Real, Luciane Marilei Pereira Stepanski, Jaqueline dos Santos Picetti, Luísa Guazzelli Sirangelo,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

O mundo já viveu muitas pandemias e pode-se dizer que cada uma delas modificou as relações interpessoais, como por exemplo a gripe espanhola, em que as pessoas tiveram que fazer isolamento e tomar cuidados para não infectar parentes e amigos. Com a pandemia de COVID-19, a necessidade de distanciamento e isolamento social também transformam a convivência entre as pessoas. Nesta perspectiva, a presente pesquisa investiga as aprendizagens relatadas por seus participantes durante este período, a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória tendo como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas disponibilizado no Google Formulários. Os participantes referem impactos positivos e negativos em suas vidas e, quanto aos impactos positivos, as aprendizagens. Foram encontradas três categorias que se relacionam, a saber, aprendizagens dentro nas relações humanas, organização do tempo e consumismo. Há preocupação em como empregar o tempo disponível e sobre o consumo de mercadorias sem a devida necessidade. Nas relações interpessoais, as aprendizagens se voltam para a vida e sua qualidade, para a saúde e o aproveitamento do tempo para família, amigos e lazer. Palavras-chave: Aprendizado. COVID-19. Pandemia.

Referência(s)