The importance of the question in philosophy classes - by mediation, having the same as provocative principle, of learning / A importância da questão nas aulas de filosofia - por mediação, tendo o mesmo princípio provocativo, de aprender

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 12 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n12-265

ISSN

2525-8761

Autores

Mauro José Alves de Azevedo, Diógenes José Gusmão Coutinho,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A pergunta revela a curiosidade, a busca pela informação, a construção e produção do conhecimento. É o desejo de querer conhecer, de penetrar no desconhecido. É o início do desmanche da dúvida, é admirar-se com uma realidade e é o “pontapé inicial” da Filosofia. “Por que?”, revela uma inquietude do sujeito, uma manifestação para sair da forma mais simples, do senso comum para um “estar aí”, para um desvelar, trans-formar, ir para além daquela forma “congelada” sobre tudo. É pensar de modo sistemático, organizado e metódico, é indagar, é atitude dinâmica, é ser intencional na razão e nos fatos da existência humana. A mediação é um processo dialético, de diálogo e que deve ter como instrumento a pergunta, e tendo como objetivo a aprendizagem do estudante. Neste percurso, o Professor deve propor “estratégias de tese, síntese (análise) e antítese” para construir uma nova tese, de forma espiral crescente, ao aprendente. A aprendizagem é a aquisição, através de mecanismos neurais, mentais, da inteligência, da memória, de produtos do conhecimento no indivíduo, sendo ele capaz de realizar, atuar no meio em que vive. Pensar a pergunta nas aulas de Filosofia tem como objetivo mostrar esta atitude intelectual humana como instrumento que vai além da curiosidade da sala de aula. O papel do mediador, deve ser pensado, com o objetivo de balizar, é o equilíbrio provocante do aprendizado do aprendente. Para realização da revisão de literatura foram feitas buscas nos sites acadêmicos Scielo, Springer Link, e Refseek. Foram utilizados os seguintes descritores: aprendizagem, pergunta, mediador, Filosofia, inteligência e curiosidade. As buscas foram feitas tendo como fontes: artigos completos publicados em periódicos indexados na base de dados supracitados, livros, teses, dissertações, monografias e documentos oficiais dos Conselhos Nacional e Estadual de Educação, Secretaria de Educação e Ministério de Educação. Como principais resultados tem-se que o aprendizado é produto do relacionamento mediador-mediado, no sentido em que a pergunta deva servir de elemento significativo, instigante para o estudante.

Referência(s)
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