
Motivação e eficiência em estratégias de ensino de física no nível médio
2022; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 44; Linguagem: Português
10.1590/1806-9126-rbef-2021-0278
ISSN1806-9126
AutoresO. L. Battistel, Sheila Holz, Inés Prieto Schmidt Sauerwein,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente estudo teve como objetivo analisar como os alunos avaliam as cinco estratégias de ensino escolhidas e utilizadas pelos professores nas aulas de Física. Além de verificar quais as estratégias eles consideram mais motivadoras e mais eficientes, buscamos explicitar a orientação motivacional dos mesmos. O instrumento utilizado foi constituído por questões fechadas, respondidas por meio de uma escala Likert, e questões abertas, dissertativas. Para a análise dos dados da pesquisa nos baseamos na Análise de Conteúdo, desenvolvida por Bardin. Verificamos que a estratégia de ensino considerada a mais motivante é a aula prática de laboratório, enquanto as mais eficientes são a aula de resolução de problemas/exercícios e a aula expositiva com quadro branco. No que se refere à orientação motivacional, os dados indicam que a motivação apresentada pelos alunos possui elementos em um amplo espectro, envolvendo diferentes categorias de motivação intrínseca e de motivação extrínseca.
Referência(s)