Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Motivação e eficiência em estratégias de ensino de física no nível médio

2022; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 44; Linguagem: Português

10.1590/1806-9126-rbef-2021-0278

ISSN

1806-9126

Autores

O. L. Battistel, Sheila Holz, Inés Prieto Schmidt Sauerwein,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar como os alunos avaliam as cinco estratégias de ensino escolhidas e utilizadas pelos professores nas aulas de Física. Além de verificar quais as estratégias eles consideram mais motivadoras e mais eficientes, buscamos explicitar a orientação motivacional dos mesmos. O instrumento utilizado foi constituído por questões fechadas, respondidas por meio de uma escala Likert, e questões abertas, dissertativas. Para a análise dos dados da pesquisa nos baseamos na Análise de Conteúdo, desenvolvida por Bardin. Verificamos que a estratégia de ensino considerada a mais motivante é a aula prática de laboratório, enquanto as mais eficientes são a aula de resolução de problemas/exercícios e a aula expositiva com quadro branco. No que se refere à orientação motivacional, os dados indicam que a motivação apresentada pelos alunos possui elementos em um amplo espectro, envolvendo diferentes categorias de motivação intrínseca e de motivação extrínseca.

Referência(s)