Revisão Acesso aberto Produção Nacional

Os impactos da covid-19 no setor de serviços no mundo: uma revisão sistemática / Impacts of covid-19 on the service sector around the world: a systematic review

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 6 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n6-456

ISSN

2525-8761

Autores

Gabriella Baccarini de Carvalho, Wellington Tavares, ANDRÉ LUÍS SILVA,

Tópico(s)

COVID-19 Pandemic Impacts

Resumo

O ano de 2020 é marcado pela disseminação do novo coronavírus ao redor do mundo, provocando efeitos econômicos, sociais, psicológicos e de saúde na população. O setor de serviços, por seu alto grau de contato com a sociedade e sua importância econômica, é altamente impactado. Diante disso, nosso estudo tem como objetivo analisar como estão sendo desenvolvidas as pesquisas sobre o setor de serviço durante os seis primeiros meses da pandemia da Covid-19 e, assim, compreender como as circunstâncias atuais impactam o setor. Para tal, realizamos uma revisão sistemática de literatura, considerando 14 estudos encontrados nas bases de dados Scopus e Web of Science. Nossos resultados demonstram que os segmentos que estão sendo foco dos estudos são varejo e serviços de alimentação, hospitalidade e turismo, saúde, viagens e lazer. Encontramos apontamentos sobre impactos da pandemia nas configurações de trabalho, segurança, relações com clientes, abastecimento, consumo, economia e renda, e ainda, seus efeitos em diferentes grupos sociais. As projeções encontradas para o mundo pós-pandemia incentivam o investimento em inovações e tecnologia, trabalho remoto, segurança, abastecimento, planos de contingenciamento, políticas públicas, entre outros. Nossa pesquisa contribui também com projeções e reflexões sobre as tendências e necessidades das transformações no mundo pós-pandemia, podendo auxiliar nas estratégias que deverão ser traçadas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX