
Indagando a “História única” no ensino de frações por meio do olho de Hórus, um Deus do Kemet
2021; Universidade Estadual do Suodeste da Bahia; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22481/odeere.v6i2.9877
ISSN2525-4715
AutoresGetúlio Rocha Silva, Luíz Márcio Santos Farias,
Tópico(s)African history and culture analysis
ResumoEste texto visa questionar as construções racistas que fundamentaram discursos sobre a irracionalidade de não europeus. Apontamos alguns posicionamentos de filósofos que corroboraram para a construção do racismo científico. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. O objetivo foi, por meio de propostas decoloniais, mostrar que africanos inventaram o objeto matemático fração, bem como sua notação atual. Os mais antigos registros históricos sobre esse objeto são os antigos papiros keméticos, sendo o Papiro de Ahmes, o mais importante deles. Mostramos exemplos da forma hierática de representar frações e recorremos ao Mito Hórus, deus kemético para mostrar que frações estavam relacionadas ao cotidiano da civilização egípcia antiga.
Referência(s)