
GÊNERO E-MAIL-MARKETING
2021; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 10; Issue: 03 Linguagem: Português
10.23925/2316-3267.2021v10i3p224-239
ISSN2316-3267
AutoresIzilda Maria Nardocci, Marcio Graciano dos Santos,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste artigo tem como tema a construção da cenografia de e-mail marketing. O objetivo é verificar as marcas linguístico-discursivas que a compõem e identificar o ethos discursivo que dela emerge, contribuindo para a comunicação entre empresa e consumidor. O referencial teórico-metodológico selecionado é o da Análise do Discurso. O corpus foi composto por e-mails marketing de uma instituição financeira enviados a clientes de diferentes perfis. A personalização dos e-mails impactou na composição da cenografia de cada um deles, contribuindo para a projeção de um ethos discursivo amigo, na venda de produto e na cobrança da dívida recente e pessoa jurídica séria, impessoal na cobrança de uma dívida antiga.
Referência(s)