Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aprendizagem de física e engajamento através do jogo nivelamento online durante a pandemia da COVID-19

2021; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.121187

ISSN

1679-1916

Autores

Danilo Sande, Denise Sande, Ana Amélia Amorim Carvalho,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Neste artigo, analisou-se o efeito da utilização do jogo Nivelamento Online (NiO) na aprendizagem de Física e no engajamento de dois grupos de alunos universitários durante a pandemia da COVID-19. O grupo 1 utilizou o jogo para resolver uma série de problemas de Física na primeira semana, enquanto o grupo 2 resolveu os mesmos desafios no Moodle. Na semana seguinte, os grupos responderam a uma nova série de problemas, mas trocaram os recursos tecnológicos. No estudo, foram coletados dados de usabilidade através do questionário SUS, de engajamento com o instrumento EGameFlow, e de aprendizagem, motivação e satisfação dos alunos no questionário sobre a experiência do aluno. Os resultados obtidos evidenciam que o jogo Nivelamento Online propiciou satisfação na experiência ao usuário e mostrou-se eficiente como uma ferramenta de apoio ao ensino não presencial, proporcionando engajamento aos estudantes universitários, além de melhores resultados na aprendizagem, motivação e satisfação quando comparado com o Moodle.

Referência(s)
Altmetric
PlumX