
Jair Bolsonaro e metaforização de (sem) partido no discurso jornalístico
2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 24; Issue: 48 Linguagem: Português
10.20396/lil.v24i48.8666994
ISSN2674-7375
Autores Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoEleito 38º presidente do Brasil, Jair Bolsonaro enfrentou a primeira crise governamental no segundo mês de mandato. Ao longo de 2019, a “crise das candidaturas laranjas” do Partido Social Liberal, ou “Laranjal do PSL”, levou à saída dele do partido com o qual se elegeu à Presidência. Nessas condições de produção, perguntamos como o discurso sobre o atual presidente da República funciona na imprensa, tomando como entrada no arquivo o “Laranjal do PSL”, entre outubro e novembro de 2019. Para isso, analisamos, com princípios e procedimentos da Análise do Discurso, formulações sobre “partido” e Bolsonaro no website da Folha de São Paulo, situando o funcionamento do político no discurso sobre a política e compreendendo como manuais de redação jornalística, na relação com instrumentos linguísticos, produzem uma normatização do dizer sobre Jair Bolsonaro “sem partido” no jornalismo corporativo brasileiro.
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