Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Da tela da TV para as redes sociais digitais: o transbordamento do Jornal da Record no TikTok

2021; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português

10.35168/1980-5276.utp.interin.2022.vol27.n1.pp139-154

ISSN

1980-5276

Autores

Valquíria Aparecida Passos Kneipp,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Diante do cenário de convergência e midiatização, telejornais reconfiguram o conteúdo exibido pela TV para as redes sociais digitais e plataformas. Com o objetivo de investigar este cenário contemporâneo dos telejornais e identificar novas práticas sociais no telejornalismo, esta pesquisa, tendo como objeto de estudo o Jornal da Record, busca responder como e por que o telejornal adotou o TikTok como parte da estratégia editorial. De acordo com o objeto empírico e o contexto do fenômeno analisado, este estudo exploratório se caracteriza como um estudo de caso. Com a análise foi possível identificar que a utilização do TikTok é uma estratégia de transmidiação para evitar a queda da audiência da TV aberta e para atrair o público jovem, que prefere as redes sociais digitais para obter informações.

Referência(s)
Altmetric
PlumX