
discussão de gênero e sexualidade nas Histórias em quadrinhos e jogos eletrônicos na formação integral
2022; Instituto Federal de Educação; Volume: 8; Issue: jan./dez. Linguagem: Português
10.31417/educitec.v8.1863
ISSN2446-774X
AutoresMichele Rodrigues Teixeira, Nemésio Freitas Duarte Filho,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO presente trabalho apresenta as contribuições de uma sequência didática (SD) sobre gênero e sexualidade, pautada em elementos de histórias em quadrinhos (HQ) e jogos eletrônicos, como um caminho para a formação integral dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A SD teve como objetivo aproximar a temática aos interesses culturais dos estudantes, promover conhecimentos biológicos, sociais e históricos intrínsecos ao conteúdo proposto, além de contribuir para a formação integral dos estudantes. O procedimento adotado foi o estudo de caso e a produção de dados foi realizada por meio de questionário de percepção inicial, registros das intervenções dos estudantes ao longo da SD e questionário avaliativo. Os dados produzidos foram tratados estatisticamente quando quantitativos e pelo método de análise de conteúdo e categorização, quando qualitativos. Como forma de validação, o produto educacional foi aplicado no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI). Os resultados indicam que a escolha destas mídias se mostrou adequadas como elementos contextualizadores e motivadores, além de promover evolução na percepção e posicionamento dos estudantes em relação à gênero e sexualidade nos jogos eletrônicos e HQs.
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