Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Formação Inicial de Professores e Produção de Material Didático para o Ensino de Gêneros: uma experiência com o gênero "regra de jogo"

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 24; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5433/2237-4876.2021v24n2p59

ISSN

2237-4876

Autores

Gustavo Lima, Lucas Feitoza Diniz, Marcos Apolo Cordeiro Sobral Júnior,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de itinerário formativo com vistas à elaboração de um material didático alternativo para o ensino de gêneros nas escolas. Partimos aqui de uma perspectiva de ensino explícito e sistemático de gêneros por meio de ferramentas de ensino diversificadas (SCHNEUWLY, 2009) e de sequências didáticas (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004). Também nos apoiamos teoricamente no Modelo Didático de Gênero (DOLZ e SCHNEUWLY, 2004) e na proposta do Banco de dados para materiais didáticos (BMDs) com base em gêneros desenvolvida por Mendonça (2003). A experiência envolvendo a elaboração de materiais didáticos foi vivenciada em uma disciplina do 7º período do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, situada no município de Garanhuns, na região do Agreste Meridional do Estado de Pernambuco. Os resultados apontam para um processo formativo que favoreceu a criatividade e a autonomia dos futuros professores em relação à produção de materiais didáticos autorais para o ensino de gêneros nas aulas de língua portuguesa.

Referência(s)