Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Entraves e benefícios na utilização do ensino remoto para os acadêmicos do curso de enfermagem durante a pandemia de COVID-19: revisão integrativa

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i1.24883

ISSN

2525-3409

Autores

Jaqueline Brito da Costa, Karine Costa Melo, Jairina Nunes Chaves, Marconny Lira da Silva, Laine da Costa Almeida Barboza, Paulo Vicente Dourado, Linccon Fricks Hernandes, Núbia Oliveira da Silva, Ana Carla Marques da Costa, Márcia Sousa Santos, Camilla Lohanny Azevedo Viana, Francisco das Chagas Araújo Sousa, Hálmisson D’Árley Santos Siqueira, Hádila Giovanna Santos Siqueira Cunha, Francisco Braz Milanez Oliveira,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

A Pandemia de COVID-19 ocasionou diversos impactos ao redor do mundo e em março de 2020, devido a velocidade que o vírus se espalhou pelos continentes, para tentar conter o avanço foi criada a política de distanciamento social, responsável pela interrupção de inúmeras atividades, incluindo aulas presenciais. Assim, ampliou-se a busca por meios de ensino remoto, a fim de amenizar os prejuízos causados na educação. O estudo tem como objetivo geral analisar os entraves na utilização do ensino remoto para os acadêmicos de enfermagem durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa da literatura. Sete artigos foram incluídos nesta revisão, a maior parte apresentou abordagem qualitativa dos dados (71,4%). A base de dados CINAHL forneceu o maior número de estudos (71,4%). Todos os artigos concentraram-se no ano de 2021 e estavam na língua inglesa (100%); em que os Estados Unidos e Nepal foram os países com o maior número de publicações, com 28,6% cada. O periódico Nurse Education Today forneceu o maior número de evidências (28,6%). Com relação ao delineamento de pesquisa todos os estudos eram transversais (100%), onde todos representavam nível de evidência seis. A pandemia afetou a forma como o conhecimento é repassado, e dificultou a realização de aulas práticas para os alunos onde, o ensino remoto se tornou a alternativa mais segura e eficaz, utilizando diversas plataformas online, como Zoom, Google Meet e Teams.

Referência(s)
Altmetric
PlumX