PIBID DE MATEMÁTICA NATAL: AÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
2020; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.21680/2178-6054.2018v9n2id13554
ISSN2595-0150
AutoresGISELLE Costa de SOUSA, Fabian Arley Posada Balvin, Mércia de Oliveira Pontes,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo pretende apresentar ações realizadas no domínio do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Matemática/Natal da UFRN que tem dentre seus objetivos promover ações de formações inicial e continuada no âmbito da Educação Básica, propiciando uma reflexão crítica sobre formação e sobre prática docente que possibilite transformações que imprimam qualidade às formações e práticas. Para tanto, as práticas pedagógicas desenvolvidas são balizadas pelas tendências em Educação Matemática, a saber: Resolução de Problemas; Investigação Matemática; Modelagem; uso de Materiais Manipulativos; Jogos Didáticos; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; História da Matemática; Etnomatemática, entre outras. Entre as ações destacamos a dinamização dos Laboratórios de Ensino de Matemática e Clubes de Matemática, realização de torneios e de feiras científicas, preparação para exames e, desenvolvimento de projetos pedagógicos. Os resultados das atividades realizadas são socializados pelos bolsistas em eventos científicos da área com alcances local, regional e nacional.
Referência(s)