Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Políticas educacionais: gestão dos impasses do ensino-aprendizagem na perspectiva de docentes e discentes da EJA

2020; Volume: 9; Issue: 15 Linguagem: Português

10.35700/eja.2020.ano9n15.p22-34.2713

ISSN

2317-1839

Autores

Ruan Carlos dos Santos, Kátia Aparecida Santos,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Esta pesquisa, que busca aprofundar os estudos sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem como objetivo geral identificar os principais impasses e desafios vivenciados pelos professores dessa modalidade de educação em um contexto educativo. Em termos metodológicos, esta pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como modalidade principal o estudo de caso e, como modalidades secundárias, a pesquisa documental, que propiciou a análise do Projeto Político-pedagógico, Regimento Escolar e Plano Curricular, bem como a bibliográfica, constituída a partir da leitura de artigos e teses sobre o assunto; a de campo, que comportou o uso de entrevistas estruturadas destinadas aos docentes e questionários direcionados aos discentes, com observação participante. A pesquisa foi realizada de abril de 2018 a fevereiro de 2019 nas Unidades Descentralizadas (UD’s) do Vale do Rio Tijucas da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina que atende o Ensino Fundamental (5º ao 9º ano) e o Ensino Médio (1º ao 3º ano) da EJA nos três turnos do dia. Os resultados indicam que há déficit na capacitação docente; falta de material didático específico para os alunos da EJA; evasão de alunos e necessidade de adaptar os documentos norteadores do trabalho pedagógico às especificidades do público atendido. Conclui-se que a gestão da Educação de Jovens e Adultos necessita de maior atenção no que tange às questões básicas da educação, exige a efetivação da gestão democrática e metodologia de ensino diferenciada, para garantir melhor qualidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos.

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