
O ensino remoto emergencial: ações e adaptações de estudantes cearenses
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i1.25028
ISSN2525-3409
AutoresNairley Cardoso Sá Firmino, Diego Farias Firmino, Elton Patrick Barbano, Glaydson Leandro Farias Mendonça, Luciana Rodrigues Leite,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoA Covid-19 impactou a educação, destarte, esta pesquisa objetivou compreender como os estudantes cearenses vivenciaram os estudos domiciliares, por meio ou não do Ensino Remoto Emergencial (ERE). O estudo de caso com abordagem quali-quantitativa foi realizado por meio de questionários respondidos por 1317 estudantes. O cálculo do ranking médio e a análise de conteúdo foram utilizados na análise de dados. Os estudantes consideraram a aprendizagem abaixo da média e expressaram interesse no uso parcial das interfaces digitais. A ansiedade e a dispersão foram associadas às dificuldades na aprendizagem; e o retorno às atividades presenciais provocava receios. Conclui-se que o ERE, apesar das controvérsias, contribuiu com a aprendizagem na pandemia.
Referência(s)