
ROCK’N ROLL: DESPERTANDO PARA A MÚSICA.
2017; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.21680/2178-6054.2017v8n1id11946
ISSN2595-0150
AutoresSthela Cristina de Medeiros Gomes, Aristóteles Lean Da Silva Nascimento, Davi Jefte Dantas dos Santos, Gesiel Farias Da Silva, Igor Wanderley de Oliveira Rocha, Valéria Lázaro de Carvalho,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoComo desdobramento de um trabalho publicado anteriormente, buscando refletir sobre as estratégias utilizadas no Ensino da Música na Educação Básica, a partir do diagnóstico de que os alunos tinham contato com a música apenas como ouvintes, a supervisora, juntamente com os bolsitas do PIBID/Música – UFRN, (re) planejaram e aplicaram o projeto “Rock`n Roll: despertando a expressão e criatividade musical dos alunos”. O público alvo foram três turmas do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Maria Cristina Ozório Tavares. Tivemos como principal objetivo relatar a experiência do fazer musical no estilo Rock`n Roll, refletindo sobre a prática pedagógico-musical. Iniciamos assistindo e discutindo, através de um questionário, o filme “Escola de Rock”. Depois decorremos a estudar os principais instrumentos musicais do estilo. Os participantes exploraram seus corpos e objetos ao praticarem percussão corporal e jogo de copos e mão, e até criaram uma coreografia ritmada com os conhecimentos adquiridos numa das músicas símbolo do Rock`n Roll intitulada “We Will Rock You”. Assim, foram mudando a postura de apenas ouvintes passivos para exploradores sonoros, numa infinidade de estratégias que desenvolveram elementos musicais como percepção de diferentes estilos, ritmo e melodia, como também expressão e criatividade. Os alunos entenderam que existem muitos estilos de músicas, que o Rock`n roll era para desafiar o homem. Aprenderam que, para fazer música não dependemos exclusivamente de instrumentos convencionais, podemos utilizar o próprio corpo, ou objetos do cotidiano. Aprenderam também a utilizar a música em benefício individual e coletivo, e a respeitar gostos e estilos.
Referência(s)