Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

DESIGN DE MODA E ENGAJAMENTO SOCIOPOLÍTICO

2021; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5935/2177-5672/trama.v12n2p166-180

ISSN

2177-5672

Autores

Isabella Perrotta, Gabriela Pinti Stocco Moreira, Patricia Mendonça Lima, Juliana Matos de Meira,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

Esse artigo trata da relação da moda com propósitos e engajamentos, a partir da conexão que foi percebida em três pesquisas, aparentemente bastante distintas, que corriam paralelamente na mesma instituição, em 2018/2019. Uma de iniciação científica, sobre o empoderamento feminino na estética de fanzines do punk rock; uma de mestrado, sobre as tendências no processo de decisão de compra de moda, no Rio de Janeiro; e outra também de mestrado, sobre a moda como um possível veículo para a discussão, e sensibilização, em relação aos altos índices de mortalidade de jovens negros no Rio de Janeiro. De alguma forma, as pesquisas perpassam a possibilidade de a moda cumprir uma função comunicacional, tanto como vetor de engajamento para seus usuários (a primeira e a terceira), quanto como reflexo do engajamento de seus consumidores (a segunda pesquisa). As três pesquisas partiram de referencial bibliográfico mas se desdobraram diferentemente: a primeira envolveu análise documental (no que tange a análise gráfica de uma seleção de fanzines); a segunda uma pesquisa qualitativa aprofundada (baseada em entrevistas e grupos focais); e a terceira analisou estudos de casos variados, propondo, ao final, a materialidade de uma plataforma colaborativa. A relação da tecnologia com a forma de consumo das novas gerações está presente nos segundo e terceiro trabalhos. Esse artigo partiu dos processos e dos resultados desses trabalhos, mas trouxe outras contribuições em relação às referências bibliográficas.

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