Avaliação da experiência dos alunos submetidos a diferentes práticas pedagógicas nas aulas de Interação Humano-Computador / Evaluation of the experience of students submitted to different pedagogical practices in Human-Computer Interaction classes

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 6 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n6-569

ISSN

2525-8761

Autores

João Batista Da Silva Júnior, Artur Henrique Kronbauer, Jorge Alberto Prado De Campos,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo apresenta uma plataforma denominada UXSense, que tem como objetivo mensurar a experiência dos alunos com as práticas pedagógicas aplicadas em sala de aula. A plataforma UXSense disponibiliza diferentes técnicas de autorrelato para a coleta da experiência dos usuários. Esta plataforma disponibiliza ainda um aplicativo para smartphones e uma base de dados em nuvem, possibilitando a captura, armazenamento e análise dos dados de forma fácil e intuitiva. No presente trabalho a plataforma UXSense foi utilizada para medir a experiência dos alunos com relação as metodologias ativas aplicadas em três turmas da disciplina de Interação Humano-Computador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. As informações obtidas com o experimento piloto possibilitaram evidenciar os sentimentos hedônicos despertados nos discentes com a utilização dos diferentes tipos de metodologias ativas, possibilitando ao professor identificar as práticas pedagógicas que mais atraem a participação dos alunos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX