Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A Linguagem do corpo e a Comunicação nas Organizações

2011; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 4; Issue: 4 Linguagem: Português

10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35533

ISSN

1982-1689

Autores

Aline Katia de Gois, Maria Francisca Magalhães Nogueira, Nádia Vitorino Vieira,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Pretende-se neste artigo formular algumas ideias acerca da importância da comunicação não verbal nas relações internas das organizações. Para isto, buscaram-se, na Psicologia, conhecimentos acumulados sobre a linguagem corporal, para demonstrar o quanto essa linguagem pode constituir elemento importante para a comunicação eficaz entre os indivíduos. O esforço consiste em chamar a atenção para a linguagem do corpo, mostrando que ela pode ser reveladora das relações de comunicação. O corpo fala, expõe “verdades”, reforça ideias, favorece ou dificulta o entendimento; enfim, dá ênfase à comunicação

Referência(s)
Altmetric
PlumX