
Pontos Notáveis do Triângulo: Um Estudo Através da Resolução de Problemas
2021; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 2; Issue: Esp. Linguagem: Português
10.55028/revens.v2iesp..14467
ISSN2525-7056
AutoresSandra Iris Naveiro Galera, Paulo César Oliveira,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste relato de pesquisa envolveu a formulação e resolução de três tarefas com o propósito de promover o estudo do circuncentro, um dos pontos notáveis do triângulo. Este estudo foi motivado a partir das lacunas encontradas na análise documental do Currículo do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2012) e os respectivos materiais de apoio. Na perspectiva de uma metodologia qualitativa com base no referencial Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas, analisamos a produção escrita de 24 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental envolvidos na resolução de atividades matemáticas. Como resultados de pesquisa, revelamos pontos positivos e pontos de melhoria quanto ao estudo das propriedades do circuncentro através da Resolução de Problemas.
Referência(s)