Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Aplicação de Vetores à Computação Gráfica: Um estudo de caso

2021; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 2; Issue: Esp. Linguagem: Português

10.55028/revens.v2iesp..13911

ISSN

2525-7056

Autores

Francisco Alves dos Santos, Alexandre Ramalho Silva,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O presente trabalho reporta acerca da realização e das conclusões obtidas após uma oficina sobre vetores aplicados à computação gráfica. A mesma foi desenvolvida em uma turma do curso de licenciatura em matemática de uma instituição de ensino da rede federal da cidade de São Raimundo Nonato-PI, que já havia cursado a disciplina de geometria analítica. Na oficina, foi mostrada a aplicação de vetores para simular movimentos de objetos em um ambiente virtual, programa processing 3.3.5 (gratuito para download). Os objetivos dessa pesquisa são investigar a satisfação e o desempenho dos discentes durante a aplicação da oficina e verificar qual melhoria no aprendizado dos mesmos, no estudo da geometria analítica. A metodologia usada traz em sua composição, uma avaliação diagnóstica, uma avaliação intermediária, uma intervenção e um questionário final, com perguntas abertas com intuito de verificar a compreensão da aplicação de vetores em computação gráfica por parte dos alunos, bem como se os mesmos concordam que a contextualização é importante no processo de ensino-aprendizagem. Pode-se afirmar que os alunos compreenderam como as operações com vetores são aplicadas na programação, em especial em movimentos de objetos em ambientes virtuais e demonstraram interesse em aprofundar seus conhecimentos em geometria analítica. Concluindo, podemos afirmar que a contextualização dos conteúdos matemáticos e sua aplicação, por parte do docente, favorecem, considerável e positivamente, o processo ensino-aprendizagem.

Referência(s)
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