Políticas públicas de formação de professores integrando as mídias à prática pedagógica / Public policies for teacher training integrating media into pedagogical practice

2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.34117/bjdv8n1-129

ISSN

2525-8761

Autores

Wiviany Patricia Reis Da Mata,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O presente artigo se efetivou partindo do pressuposto de que é necessário pesquisar de que forma as políticas públicas direcionadas à utilização dos recursos midiáticos (ou às TIC) como ferramentas de aprendizagem foram elaboradas e aplicadas no processo de formação dos professores bem como verificou-se as políticas públicas voltadas à formação destes professores no uso dos recursos midiáticos ou TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação, além disso, conheceu-se os cursos de formação continuada oferecidos a eles e incentivou-os na utilização dos recursos midiáticos em seu cotidiano escolar, de modo que possam enriquecer a prática e melhorar o desempenho dos alunos. Para além da pesquisa bibliográfica realizada, efetuou-se um breve estudo de caso que se efetivou a partir de dados, ou seja, dos cursos oferecidos. Fez-se ainda um levantamento documental dos cursos oferecidos aos professores no período compreendido entre os anos de 2000 a 2017, direcionados à utilização dos recursos midiáticos TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) e em que medida os professores se apropriaram dos conhecimentos adquiridos integrando-as a prática pedagógica no sentido de dinamizar as aulas e assim melhorar a qualidade do ensino e por consequência da aprendizagem dos alunos. Ressalta-se que nos últimos cinco anos as políticas públicas de formação de professores são praticamente inexistentes e os NTE foram praticamente extintos nos estados brasileiros.

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