Artigo Acesso aberto

Uma experiência da prática pedagógica em química por meio da experimentação / An experience of pedagogical practice in chemistry through experimentation

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 6 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n6-510

ISSN

2525-8761

Autores

Ellen Cristina Costa Da Silva, Alyny Correa Barbosa, Ana Zeneida de Souza Fortes, Diogo Colares Ribeiro, Lucielle Moureira Avelino, Matheus Santos De Sousa, Sabrina Santos Souza, Yan Wesley Barros Sena,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O aluno necessita de uma formação sólida, que lhe dê condições de compreender os fenômenos ao seu redor e tenha como solucionar problemas do seu cotidiano. A Química enquanto componente curricular da educação básica deve tomar para si a tarefa de incluir e integrar o aluno a novas metodologias que leve a contextualização. E isso é um dos problemas mais enfrentados na educação brasileira em transmitir o ensino da química através dos ensinamentos do dia a dia. Os conteúdos de ensino organizam e identificam o ensino da química em vários eixos de aprendizagem, paralelamente inclui o ensino de cinética química, eletroquímica e equilíbrio químico que são pouco abordados de maneira contextualizada em livros didáticos. Visando contribuir com o ensino de Química, foi realizado por graduandos de química uma série de práticas pedagógicas com conteúdos votados para o ensino médio em duas Escolas Estaduais da Cidade de Manaus. A metodologia abordada neste trabalho consistiu em uma analise prévia da dificuldade dos alunos em certos conteúdos (Cinética química, eletroquímica, equilíbrio químico) e uma posterior abordagem experimental com materiais do cotidiano. Após as aulas experimentais, pôde-se observar que os alunos sentem a necessidade de terem mais aulas com praticas experimentais e que os mesmos conseguem compreender melhor o conteúdo com essas aulas dinamizadas com metodologias participative e produtivas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX