Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A internacionalização da indústria automobilística brasileira:

2021; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.54805/rce.2527-1180.v4.n1.85

ISSN

2527-1180

Autores

Gustavo Bacciotti Candido, Sílvio Antônio Ferraz Cário, Walter Tadahiro Shima,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O propósito desse estudo é apresentar os resultados produtivos, padrão de concorrência e estratégias de mercado da indústria automobilística no Brasil. Os resultados apontaram que, em 2020, a indústria possuía 61 unidades fabris, pertencentes a 26 empresas multinacionais, concentrada nas regiões Sudeste (54,3%) e Sul (34,2%). A produção foi de 3 milhões de unidades, gerou cerca de 1,3 milhões de empregos diretos e indiretos e alcançou faturamento de US$ 60 bilhões, sendo 20% procedentes do exterior. A participação no PIB industrial foi de 18% e de 3% no PIB nacional. Posicionou o país como 9º. produtor e o 6º. mercado consumidor automobilístico mundial. As estratégias adotadas foram a interação com fornecedores, diferenciação produtiva, P&D, propaganda e marketing, revendedoras credenciadas e financiamento. No momento, investimentos estão sendo realizados no veículo elétrico, em substituição a combustão.

Referência(s)
Altmetric
PlumX