
A internacionalização da indústria automobilística brasileira:
2021; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.54805/rce.2527-1180.v4.n1.85
ISSN2527-1180
AutoresGustavo Bacciotti Candido, Sílvio Antônio Ferraz Cário, Walter Tadahiro Shima,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO propósito desse estudo é apresentar os resultados produtivos, padrão de concorrência e estratégias de mercado da indústria automobilística no Brasil. Os resultados apontaram que, em 2020, a indústria possuía 61 unidades fabris, pertencentes a 26 empresas multinacionais, concentrada nas regiões Sudeste (54,3%) e Sul (34,2%). A produção foi de 3 milhões de unidades, gerou cerca de 1,3 milhões de empregos diretos e indiretos e alcançou faturamento de US$ 60 bilhões, sendo 20% procedentes do exterior. A participação no PIB industrial foi de 18% e de 3% no PIB nacional. Posicionou o país como 9º. produtor e o 6º. mercado consumidor automobilístico mundial. As estratégias adotadas foram a interação com fornecedores, diferenciação produtiva, P&D, propaganda e marketing, revendedoras credenciadas e financiamento. No momento, investimentos estão sendo realizados no veículo elétrico, em substituição a combustão.
Referência(s)