Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Marca como estratégia de desenvolvimento territorial: convergência entre branding de cidade com o plano de diretor do município de São Paulo

2022; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5585/remark.v21i1.20542

ISSN

2177-5184

Autores

Mônica Franchi Carniello, Moacir José dos Santos,

Tópico(s)

Corporate Identity and Reputation

Resumo

Objetivo do estudo: o objetivo do artigo é compreender como a marca territorial está articulada com os planos diretores municipais, em escala municipal, com base no caso do município de São Paulo.Metodologia/abordagem: pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, com delineamento documental. O corpus da pesquisa foi constituído pelo Brandbook da marca São Paulo e pelo Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo.Principais resultados: Verificou-se que há algumas convergências entre os pilares da marca e conteúdos do plano diretor, mas sem ser uma articulação explícita.Contribuições teóricas/metodológicas: a criação de marcas territoriais é um recurso que pode reafirmar a dimensão territorial dos processos de desenvolvimento e valorizar os recursos e ativos nele existentes.Relevância/originalidade: o estudo contribui para fortalecer o campo de estudos da Comunicação para o Desenvolvimento.Implicações para a gestão ou sociais: a reflexão pode fortalecer a compreensão da comunicação como elemento constituinte dos planos e desenvolvimento dos municípios.

Referência(s)