Análise dos fatores que influenciam o sucesso escolar em matemática dos alunos do ano inicial dos cursos técnicos do cefet campus Nepomuceno / Analysis of the factors that influence the math achievement of students in the initial year of technical courses at the cefet campus Nepomuceno
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n1-323
ISSN2525-8761
AutoresThiago Vítor Soares Alves, Marina Muniz de Queiroz, Gabriela Ribeiro Vasconcelos de Oliveira,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoCom a expansão dos cursos técnicos pelo país, novas unidades de ensino foram criadas, com cursos adaptados às necessidades locais. Porém, é preciso refletir sobre o contexto de implementação desses cursos e do seu real impacto na vida dos alunos ingressantes, assim como no grande número de alunos que evadem ou são reprovados em algum momento dessa trajetória. O que se percebe é que os alunos ingressam com diferentes níveis de conhecimento e diferentes hábitos de estudo, o que gera turmas heterogêneas e alunos com muitas dificuldades em acompanhar o curso escolhido. Esse trabalho objetivou analisar quantitativamente, por meio de um modelo de regressão linear múltipla, quais as variáveis relacionadas ao aluno e aos hábitos de estudo da matemática que aumentam as chances de uma aprovação na disciplina nos primeiros anos dos cursos técnicos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus Nepomuceno. Observamos que o perfil do aluno que tem chances de obter um melhor rendimento é aquele que faz as atividades de para casa, considera ter feito um ensino fundamental regular ou bom, apresenta facilidade em Matemática e cujos pais ou responsáveis têm nível de formação de ensino médio completo ou superior completo. Algumas variáveis, que julgávamos que teriam um impacto maior na nota dos alunos, como horas de estudo, tipo de instituição em que cursou o ensino fundamental e frequência na monitoria não foram significativas.
Referência(s)