A eficiência no uso do modelo tridimensional da célula animal no ensino de Biologiacelular para deficientes visuais / The efficiency in the use of three-dimensional model of animal cell in the teaching of cell Biology for the visually impaired
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 6 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n6-514
ISSN2525-8761
AutoresJoão Pedro Cardoso de Macedo, Ana Victória Carneiro de Araújo, Wyadyson Francisco de Sousa Maciel, Cibele Rodrigues Teixeira Barbosa, Jeane de Oliveira Moura,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO ensino de Biologia Celular se posiciona em frente a um grande desafio: a inclusão de alunos portadores de deficiência visual nas aulas práticas de laboratório. Pois é inquestionável que as atividades práticas são indispensáveis para melhorar a fixação dos conteúdos e para dinamizar o estudo, impedindo que este fique limitado a decorar conceitos. Logo, com esse trabalho objetivou-se criar um modelo tridimensional da célula animal e analisar sua eficiência no que se refere a facilitar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina Biologia Celular para alunos portadores de deficiência visual. Inicialmente, foi construída uma representação ampliada de uma célula animal com biscuit . Em seguida, foi preparada uma aula teórica sobre a célula e elaborado um questionário acerca do conteúdo da aula. Essa aula foi ministrada a uma turma de oito alunos com deficiência visual da Associação dos Cegos do Estado do Piauí. Estes alunos foram divididos em dois grupos, Grupo A e Grupo B, contendo quatro alunos cada. Na aula ministrada ao Grupo A utilizou-se o modelo celular criado, enquanto que a aula ministrada ao Grupo B foi realizada apena através de exposição oral. Após o termino da aula, foi aplicado o mesmo questionário aos dois Grupos. O questionário aplicado continha dez questões sobre os conteúdos abordados na aula. Em seguida, os resultados obtidos com a aplicação do questionário foram analisados e mostraram que o modelo tridimensional da célula animal criado é um instrumento eficiente como facilitador do processo de ensino-aprendizagem de alunos portadores de deficiência visual da disciplina de Biologia Celular.
Referência(s)