
Podcasts: uma experiência acadêmica inovadora na graduação médica
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i2.25807
ISSN2525-3409
AutoresAugusto Wickert Schaelder, Thales Arthur Cotolengo de Pina, Olinda Mara Dantas, Thamyres Brito de Miranda Lemes, Mariana do Prado Borges, Guilherme Wickert Schaedler, Felipe Batista Rezende, Beatriz Gomes Machado, João Lucas Rodrigues de Macedo, Rafael Santana Pereira, Itamar Magalhães Gonçalves, Bruno de Oliveira Araujo Sousa,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoObjetivo: O estudo busca compreender como a produção de podcasts na formação médica contribui para uma aprendizagem acadêmica significativa. Metodologia: Obtém caráter qualitativo do tipo relato de experiência com foco na produção de podcast desde 2018 por alunos da Instituição de Ensino Superior (IES) paralelo a uma disciplina da grade curricular obrigatória do curso de medicina. Resultados e Discussão: As estratégias das metodologias ativas contribuem com o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que incentiva o aluno a ser o protagonista da construção do seu conhecimento. O atual estudo demonstra a aplicabilidade e eficácia de ferramentas tecnológicas que permitem o ensino efetivo - como os podcasts - em tempos de adversidades como o enfrentado atual a COVID-19. Conclusão: Os podcasts desenvolvidos por acadêmicos geram uma inversão de papéis onde o aluno torna-se o protagonista do seu aprendizado fomentando um processo contextualizado e oportuno para a concretização do ensino na graduação. Diante da carência de estudos na literatura que relatam a utilização de podcasts no curso de medicina, pretende-se que esta proposta possa servir de referência para novas práticas.
Referência(s)