
O retorno à ilha-memória
2022; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.20396/modos.v6i1.8667415
ISSN2526-2963
Autores Tópico(s)Global Maritime and Colonial Histories
ResumoO presente artigo toma como base a questão do “retorno à África” a fim de tecer uma leitura sobre um conjunto de obras produzidas por artistas visuais da diáspora negra – entre os quais, Chester Higgins Jr., Ayrson Heráclito, Carrie Mae Weems e Maria Magdalena Campos Pons – que desembarcaram no Senegal e encontraram na Ilha Gorée um dos pontos culminantes de suas jornadas em solo africano. Para tanto, analiso como o emprego de certos recursos narrativos – tais como a contemplação do passado, a continuidade histórica, e a expurgação ritualística – ensaiam um retorno metafórico a esse lugar de memória. Ao longo do texto, demonstrarei ainda como as imagens gestadas nesses ensaios visuais se relacionam com os processos de patrimonialização de Gorée, perturbando a historiografia acerca da escravidão sem, contudo, invalidá-la.
Referência(s)