História, pandemia, distopia e utopia - um estudo a partir do Dia em que a Terra parou (1977) / o Corona acabou (2020) de Raul Seixas e Tom Cavalcante / History, pandemic, dystopia and utopia - a study based on Raul Seixas and Tom Cavalcante's the Day the Earth stopped (1977) the Corona ended (2020)
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n1-339
ISSN2525-8761
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoEste trabalho trata de uma apropriação histórica das letras de músicas O dia em que a Terra parou (1977) /o Corona acabou (2020) de Raul Seixas e Tom Cavalcante, de suas autorias. O interesse em promover este estudo decorre da recepção da música O dia em que a Terra parou, sobretudo nas redes sociais, como uma canção que teria “previsto,” em 1977, o cenário da pandemia do coronavírus em 2020. Paralela a essa recepção, foram produzidas paródias sobre a citada música, destacando-se a, composta por Tom Cavalcante, “O dia em que o Corona acabou”.O dia em que o Corona acabou (2020) trata-se de uma paródia lítero-musical, de O dia em que a Terra parou (1977), realizada pelo humorista Tom Cavalcante. Paródia essa que contextualiza cenários de distopias de pandemia do coronavírus e de autoritarismo político brasileiro e de utopias do final da citada pandemia e das suas conseqüências sociais, econômicas e educacionais. Para além das apropriações históricas e do paralelo das músicas em discussão, objetiva-se, ainda neste estudo, compreender os valores perdidos e ressignificados tais como: ideologia, grupo, família, música, amor, eu- nos contextos de distopias, pandemiais e regimes autoritários, e utopias, pós-pandemia.
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