
DITADURA E COTIDIANO ESTUDANTIL EM AS MENINAS, DE LYGIA FAGUNDES TELLES
2021; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18224/mos.v14i2.8768
ISSN1983-7801
AutoresAnderson da Silva Almeida, César Martins de Souza, João Jesus Rosa,
Tópico(s)Memory, Trauma, and Testimony
ResumoO artigo analisa a partir de uma abordagem interdisciplinar o romance As meninas de Lygia Fagundes Telles, publicado em 1973 e premiado no ano seguinte. Escrito por autores que dialogam com a Antropologia, a História e a Literatura, o presente texto problematiza questões sensíveis que dizem respeito ao debate sobre realidade, ficção e imaginação, passando pela discussão sobre o estatuto de documento das obras literárias e a presença da Literatura no contexto da Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985), especialmente após o Ato Institucional n.5, decretado em dezembro de 1968, que deu início à fase mais dura do período, conhecido como Anos de Chumbo. Na sequência, perfis das características de cada personagem são apresentados objetivando uma melhor análise entre os leitores que ainda não tiveram contato com a obra em tela. Por fim, mergulha no cotidiano estudantil através das personagens construídas por Lygia Fagundes Telles.
Referência(s)